Bem-vindo
É com grande prazer que anunciamos a organização conjunta do IV Congresso Ibero-Americano de Limnologia e do X Congresso Argentino de Limnologia, que acontecerá na Cidade Autônoma de Buenos Aires (Argentina), de 31 de julho a 4 de agosto de 2023.

Objetivo
Acreditamos que a limnologia deve continuar apostando na compreensão do funcionamento dos ecossistemas aquáticos e da sua biodiversidade com o maior rigor e profundidade possível, comprometendo-se também com a sua proteção e recuperação, unindo esforços com a sociedade civil e instituições sociais a ela dedicadas, promovendo a equidadede gênero, de classe e étnica, refletindo sobre quem se beneficia com nossa pesquisa e quem tem acesso à tomada de decisões sobre o manejo dos ecossistemas aquáticos. Dessa forma, estamos certos dos avançosmelhores fundamentados na promoção de uma limnologia plural, justa e solidária para enfrentar os desafios que a humanidade enfrenta.
onde?
O congresso será presencial e acontecerá no novo Edifício “0+Infinito” da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais da Universidade de Buenos Aires, localizado no Campus CidadeUniversitária (Bairro de Núñez, Universidade Autônoma daCidade de Buenos Aires, Argentina). Este é um edifício sustentável que tem quartos modernos e luminosos. Todo o edifício tem acesso gratuito à Internet.
Além disso, dispõe de jardins interiores, grandes salões para colocação de painéis, banheiros e cafeteria. No edifício contíguo (Pavilhão 1), diretamente ligado ao edifício 0+Infinito, encontra-se a Aula Magna do Pavilhão 1, onde decorrerão as conferências plenárias; este edifício tem um bar/sala de jantar e também acesso gratuito à Internet sem fios.
Comissão Organizadora
O evento será coorganizado por pesquisadores especializados na área de limnologia de um grupo de instituições científicas da Cidade Autônoma de Buenos Aires e da Província de Buenos Aires: o Instituto de Ecologia, Genética e Evolução de Buenos Aires (IEGEBA -CONICET/UBA) e o Departamento de Ecologia, Genética e Evolução da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (UBA); o Instituto de Ecologia e Desenvolvimento Sustentável (INEDES-CONICET/Universidade de Luján), o Museu Argentino de Ciências Naturais "Bernardino Rivadavia" (MACN-CONICET), a Faculdade de Agronomia (UBA) e o Instituto Tecnológico de Chascomús (INTECH-CONICET /UNSAM).
Irina Izaguirre (Presidente da Comissão Organizadora)
Adonis Giorgi
Laura de Cabo
Silvana Arreghini
Leonardo Lagomarsino
Inés O’Farrell
Claudia Feijoó
Rodrigo Sinistro
Martín Graziano
María Victoria Quiroga
Ana Torremorell
María Laura Sánchez
Griselda Chaparro
María Solange Vera
Gabriel Basilico
Gonzalo Arnedillo
Lilen Yema
Martín Saraceno
Carolina Bernal
Sofía Baliña
Luz Padulles
Carolina Rodriguez Castro
Daiana Ferraro
Roberto Serafini
Silvana Auguet
Natalia Rodríguez
Sofía Carusso
Comitê Científico
Haydée Pizarro (Coordenador)
Fabiana Lo Nostro
Sylvia Fischer
Verónica Díaz Villanueva
Fernando Unrein
Patricia Rodríguez
Javier García de Souza
Joaquín Cochero
Daniel Cataldo
Carmen Sabio y García
Sol Porcel
Ángela Juárez
Verónica Lozano
Valeria Casa
Vanessa Becker
Carla Kruk
Leonardo Fernández
Melina Devercelli
Vera Huszar
Luz Allende
Gonzalo Pérez
Paula de Tezanos Pinto
Romina Schiaffino
Francisco Sylvester
Patricio de los Ríos Escalante
Alejandra Volpedo
Helena Guasch
Miguel Pascual
Marina Tagliaferro
Arturo Elosegi
Manuel Graca
Nuria Bonada
Susana Bernal
João Manuel Rodrigues Ferreira de Oliveira
Áreas Temáticas
- Biogeoquímica de sistemas aquáticos
- Biologia Evolutiva em Sistemas Aquáticos
- Biodiversidade e conservação dos ambientes aquáticos
- Ciência cidadã em ambientes aquáticos
- Mudança global e sistemas aquáticos
- Ecohidrologia
- Ecologia de populações e comunidades aquáticas
- Ambientes aquáticos urbanos, periurbanos e rurais
- Ecotoxicologia e contaminação aquática
- Educação ambiental
- Etnolimnologia
- Indicadores de qualidade ecológica e biomonitoramento
- Limnologia Regional
- Limnologia e Sensoriamento Remoto
- Mudança global e sistemas aquáticos
- Paleolimnologia
- Restauração e reabilitação de sistemas aquáticos
- Serviços de ecossistemas
- Socioecologia em ambientes aquáticos
- Teias alimentares






Resumos

A Comissão Científica do congresso respeitará as preferências selecionadas pelos expositores quanto à modalidade de apresentação (oral ou pôster) e áreas temáticas. Eventualmente, de acordo com o número de trabalhos enviados, a Comissão poderá propor alguma alteração. Recomenda-se selecionar duas áreas temáticas.
Mesas redondas e sessões especiais

No marco do evento queremos gerar espaços de debate e sessões inovadoras que promovam a interação e a apropriação do congresso pelos participantes. É por isso que abrimos a chamada para a apresentação de mesas redondas e sessões especiais inovadoras de projeção audiovisual, exposições fotográficas, ciência-arte e/ou ativismo científico.
MESAS REDONDAS
SESSÕES ORAL ESPECIAIS
SESSÕES INOVADORAS
Palestrantes confirmados

Paul del Giorgio
Ele é Professor e Titular da CátedraCaRBBAS na Université du Québec à Montréal. Seus interesses estão na interface entre a ecologia microbiana e a biogeoquímica dos ecossistemas aquáticos. Seus estudos exploram o ciclo e o metabolismo do C em ecossistemas aquáticos e, paralelamente, a atividade, composição taxonômica e ecologia das comunidades microbianas que habitam esses ambientes. Na última década, ele se concentrou nas águas interiores do bioma boreal canadense, incluindo o balanço de carbono dos reservatórios hidrelétricos encontrados nessa paisagem.
Título da conferência: O papel das águas interiores no balanço de carbono do bioma boreal.

Virgilio Hermoso
É Pesquisador Sênior do Departamento de Biología y Ecología Vegetal da Universidad de Sevilla, onde trabalha como biólogo conservacionista, com foco na avaliação da adequação de políticas e esforços de gestão para deter a perda de biodiversidade e no desenvolvimento de informações que ajudem a tornar a gestão decisões. Ele trabalhou no desenvolvimento de novas abordagens para adaptar os esforços de conservação às particularidades dos sistemas fluviais. Seu trabalho envolve uma abordagem interdisciplinar para entender as questões ecológicas e socioeconômicas por trás do declínio da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos e fornecer novos métodos e ferramentas para abordá-los.
Título da conferência: Planejamento para a conservação da biodiversidade aquática: avanços e desafios diante das mudanças globais.

Patricia Kandus
É professora associada e pesquisadora do Instituto de Investigaciones e Ingeniería Ambiental (3iA), Escuela de Hábitat y Sostenibilidad (EHyS) da Universidad Nacional de San Martín (Argentina). Ele é especialista em ecologia de zonas úmidas e ecologia de paisagem e regional, tópicos que aborda integrando informações de campo com ferramentas de sensoriamento remoto.
Título da conferência: A questão ambiental das zonas húmidas.

Rafael Marcé
É Pesquisador Científico do Instituto Catalán de Investigación del Agua (ICRA, Girona, España). Suas linhas de pesquisa focam nas perturbações do ciclo do carbono em águas continentais e nos impactos das mudanças globais nos ecossistemas de água doce. É também especialista em limnologia de reservatórios e destino de micropoluentes em redes fluviais. Atualmente é coordenador do Lake Sector no Intersectoral Impact Model Intercomparison Project (ISIMIP) e codirige a rede GLEON (Global Lake Ecological Observatory Network).
Título da conferência: Lagos encolhendo e a remobilização de um antigo sumidouro de carbono.

Mercedes Marchese
É Pesquisadora Independente ad-honorem do CONICET, Instituto Nacional de Limnologia (INALI-CONICET-UNL). Sua principal atividade de pesquisa é focada na ecologia de conjuntos de invertebrados bentônicos de grandes rios com planícies aluviais. Da mesma forma, ele se especializou em ecologia e sistemática de oligoquetas aquáticos e seu papel como bioindicadores da qualidade ambiental.
Título da conferência: Biodiversidade e funcionamento do rio Paraná.

José Monserrat
É Professor Titular do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Brasil. Sua pesquisa é voltada para nanotecnologia aplicada à aquicultura, nanotoxicologia e respostas antioxidantes e danos oxidativos em organismos aquáticos.
Título da conferência: Os novos desafios em ecotoxicologia de nanomateriais.

Claudia Queimaliños
É doutora em Ciencias Biológicas (FCEN, UBA). Especialista em Limnologia, é Professora Titular da Universidade Nacional del Comahue e Pesquisadora Principal do CONICET. É também membro fundador do Grupo de Ecología de Sistemas Acuáticosa Escala del Paisaje (GESAP) do Instituto de Investigaciones en Biodiversidad y Medioambiente (INIBIOMA-CONICET). Tem trabalhado na ecologia trófica do fitoplâncton nos lagos andinos do norte da Patagônia e, há alguns anos, na dinâmica da matéria orgânica dissolvida nesses ambientes aquáticos oligotróficos, enfatizando sua relação com os processos biogeoquímicos e o funcionamento dos ecossistemas. O seu interesse é enquadrar estes estudos integrativos na chamada Limnologia da Paisagem, uma vez que tem uma aplicação particular nas Ciências Ambientais e da Conservação.
Título da conferência: Variáveis de funcionamento do ecossistema como ferramentas de conservação de ambientes lacustres na região andina norte-patagônica: uma abordagem em escala.

Blanca Ríos Touma
É professora pesquisadora do Grupo de Investigación en Biodiversidad, Medio Ambiente y Salud de la Universidad de Las Américas, Ecuador. Ecologista fluvial, sua pesquisa está relacionada aos gradientes de diversidade de insetos aquáticos e o efeito da mudança do uso da terra na diversidade estrutural e funcional dos rios nos Andes tropicais. Além disso, tem interesse especial nos Trichoptera do Ecuador, bem como nos rios urbanos e sua restauração.
Título da conferência: Gradientes de diversidade e impactos em rios dos Andes tropicais.

Hugo Sarmento
É professor titular da Universidade Federal de São Carlos (Brasil). Licenciado em Biologia Aplicada pela Universidade do Minho (Portugal), é doutorado em Ecologia pela Université de Namur (Bélgica). Realizou pós-doutorado no Instituto de Ciencias Marinas (Barcelona) e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil). Participa do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos e do a Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (Brasil). Ele dirige o Laboratório de Biodiversidade e Processos Microbianos, e seus estudos se concentram na ecologia, interações bióticas e estrutura e função do microbioma aquático.
Título da conferência: Rede Colaborativa em Ecologia Microbiana Aquática Sul-Americana (MicroSudaqua)

Daniel von Schiller
Ele é Docente Serra Húnter Departamento de Biología Evolutiva, Ecología y Ciencias Ambientales, Universidad de Barcelona (España). Seus tópicos de interesse incluem o estudo dos efeitos das mudanças ambientais globais (escassez de água, mudanças no uso da terra, contaminação química) na ecologia e biogeoquímica dos ecossistemas aquáticos. Suas duas principais linhas de pesquisa são a ecologia e biogeoquímica de corpos d'água temporários, e o impacto das atividades humanas no processamento de nutrientes e carbono em ecossistemas aquáticos e suas implicações para balanços de grande escala.
Título da conferência: Quando a água desaparece: a biogeoquímica dos riachos intermitentes.
Cursos pré e pós-conferencia confirmados até o dia
Limnología con R
Coordenadora: María Victoria Quiroga
Professoras: Natalia Morandeira, María Llames, Sofía Caruso, Patricia García y María Victoria Quiroga
Data prevista: 27 e 28 de julho, das 9h às 17h
Nesta oficina, os alunos poderão responder a diferentes questões limnológicas através da aplicação de ferramentas de análise uni e multivariada no ambiente R. Os participantes poderão utilizar os computadores da sala onde será realizada a oficina e/ou seus cadernos pessoais. Uma semana antes do curso, serão indicados os programas e pacotes que devem ser instalados.
Prazo de inscrição: 15 de junho
Transdisciplinaridade e Pesquisa-Ação em Limnologia: Fundamentos e Metodologias de Trabalho
Professor responsável: Dr. Martín Graziano (IEGEBA, FCEN-UBA)
Data prevista: 7 e 8 de agosto de 2023, das 9h às 16h
Este curso abordará os fundamentos e metodologias de paradigmas científicos relacionados à coprodução de conhecimento como a Transdisciplina e a Pesquisa-Ação em seus diferentes aspectos, refletindo sobre sua aplicação em socioecossistemas aquáticos em diferentes contextos sociais e de uma perspectiva situada em as ciências naturais.
Prazo de inscrição: 15 de junho

Registros
Até 31/10/2022 | De 1/11/2022 a 28/02/2023 | A partir de 01/03/2023 | |
Estudantes de graduação | $3000 | $4500 | $6000 |
Alunos de pós-graduação membros da AAL* | $5000 | $7500 | $10000 |
Pós-Graduandos não sócios | $7500 | $12000 | $15000 |
Pesquisadores parceiros da AAL | $7500 | $12000 | $15000 |
Pesquisadores não membros | $11000 | $17000 | $22000 |
Estrangeiros | |||
Alunos | U$S50 | U$S60 | U$S70 |
Pesquisadores associados** | U$S150 | U$S180 | U$S200 |
Pesquisadores não membros | U$S200 | U$S240 | U$S270 |

*AAL = Asociación Argentina de Limnología
**Membros de Associações limnológicas Latino-Americanas e Ibéricas
Para pagar clique no link a seguir que o redirecionará para a página da FUNDACEN: https://fundacen.org.ar/cil2023/
Enviar comprovativo de pagamento para CIL.CAL.2023@gmail.com
IMPORTANTE
Etapas para realizar a inscrição:
1) Realize o pagamento da inscrição no site da web de de FUNDACEN. Allí deve preencher um formulário e adicionar o comprovante de pagamento para que a FUNDACEN gere a fatura eletrônica.
2) Completar el Formulário de inscrição.
3) Enviar comprobante de pago a CIL.CAL.2023@gmail.com (Comissão Organizadora).
Sobre o registro
Cualquer pessoa que pague a respectiva taxa será considerada inscrita. Será necessária inscrição para submissão de resumos.
O registro inclui:
** Acesso a todas as atividades desenvolvidas durante o congresso.
** Coquetel de boas-vindas.
** Coffee-break.
Contato
Deixe-nos a sua mensagem

Auspiciantes






Auspiciantes e patrocinadores




