Sessões inovadoras

Sessões inovadoras

SESSÃO INOVADORA 1: Feira Taxonômica


Responsável: Julieta V. Sganga, Dra. María Laura Libonatti y Dra. María Laura Sánchez


Resumo: O objetivo desta feira taxonômica é proporcionar um espaço comum onde taxonomistas e ecólogos possam colaborar na solução de um problema muito frequente no cotidiano de trabalho: a identificação de material de estudo. Consiste numa reunião de cerca de 3 ou 4 horas onde taxonomistas especialistas de diferentes grupos irão prestar ajuda a quem necessitar na identificação do material com que estão a trabalhar. Para isso, será necessário dispor de um laboratório com equipamentos óticos (lupas e microscópios) e iluminadores ou lâmpadas. Além disso, serão necessários: placas de Petri, carrinho para transporte de materiais de trabalho, computador com acesso à internet e itens de higiene (álcool etílico, sabão, rolo de papel etc.) Higiene e Segurança do corpo docente. Até agora, vários pesquisadores especializados em vários grupos de artrópodes já confirmaram o interesse em participar. A ideia é deixar aberta a possibilidade de que especialistas de outros grupos taxonômicos se juntem, não apenas animais.


Especialistas confirmados:


** Dra. Julieta V. Sganga (Insecta: Trichoptera).


** Dra. María Laura Libonatti y Lucía Arteman (Insecta: Coleoptera: Scirtidae).


** Dra. Patricia Torres, Dra. Georgina Rodríguez, Dr. Matías Urcola, Tomás Favier Dubois (Insecta Coleoptera: Hydrophiloidea).


** Dra. Silvia Mazzucconi (Insecta: Heteroptera: Gerromorpha y Nepomorpha).


** Lic. Cristina Marinone (Crustacea: Branchiopoda: Anostraca, “Conchostraca”, Notostraca, “Cladocera”).

SESSÃO INOVADORA 2: Arte e limnologia


Responsável: Javier Garcia de Souza


Resumo: São inúmeras as estratégias que buscam promover a ciência e a tecnologia como parte da cultura, o que é fundamental nestes tempos para que a população possa intervir ativamente nas polêmicas que envolvem o desenvolvimento da tecnociência. Em muitas dessas estratégias, o diálogo com outras disciplinas ocupa o centro do palco, por exemplo com as artes. Na América Latina, essa encruzilhada de linguagens que permite abordar de forma lúdica aspectos complexos ou despertar o interesse por questões de importância social, é criada por diversos artistas e/ou cientistas, ganhando cada vez mais espaço em centros culturais, museus, centros de ciência feiras, escolas e até teatros. A relação entre essas duas esferas de nossa cultura é fecunda, com evidente retroalimentação contínua ao longo da história da humanidade. A arte pode ser uma forma de aprendizado, e a ciência pode ser um estímulo para a criação, entre outras possibilidades, e no caso da limnologia, são inúmeras as ações que a vinculam ao mundo das artes, seja através das artes plásticas, da música ou do teatro, entre outros. Por isso, propõe-se a realização de uma sessão especial sobre Arte e Limnologia no âmbito do IV Congresso Ibero-Americano de Limnologia e do X Congresso Argentino de Limnologia, na qual possam participar artistas, cientistas e quem transita por ambos os caminhos .(seja em paralelo ou de forma articulada), para compartilhar suas experiências explorando esse cruzamento de linguagens. A sessão será uma excelente oportunidade para discutir coletivamente as semelhanças entre esses mundos, suas diferenças e as dificuldades e projeções quando se trata de transitar por esse diálogo entre disciplinas de maneira profissional.

SESSÃO INOVADORA 3: Encontros com jovens investigadores e teses de doutoramento


Responsável: Dr. Paul del Giorgio, Dr. Hugo Sarmento y Dra. Irina Izaguirre (coordinadora local)


Resumo: Esta sessão especial visa criar um espaço para jovens investigadores e estudantes de teses de doutoramento (“carreira inicial”) que trabalham na área da limnologia para discutir questões relacionadas com as suas carreiras com investigadores seniores experientes e levantar as suas preocupações. A sessão está prevista para ser realizada em dois encontros de uma hora e meia cada durante a semana do congresso, que, dependendo do horário estabelecido pela comissão organizadora, poderá ser realizado à noite (após a sessão de pôsteres) ou durante o almoço. Na impossibilidade de abordar todos os temas que possam interessar, propomo-nos fazer um levantamento prévio junto dos jovens investigadores inscritos no congresso e selecionar alguns temas. Alguns tópicos potencialmente interessantes incluem publicações (escolha de periódicos, construção do artigo, processo de revisão, impacto), alternativas de carreira, desafios e obstáculos, entre outros.

Abrimos a chamada para a arte limnológica da infância


No âmbito da Sessão Inovadora 2: Arte e limnologia, convidamos à apresentação de pequenos trabalhos artísticos em formato de papel realizados por raparigas/meninos/crianças dos 3 aos 12 anos, que serão expostos num dos dias do congresso.


Os trabalhos podem ser feitos em qualquer tipo de papel e devem ser de tamanho A4. O tema é a limnologia no seu sentido mais amplo, convidamo-lo a dar largas à sua imaginação, inspirando-se nos ambientes aquáticos, no meio envolvente, na sua fauna, na sua flora, nas actividades humanas ligadas a esses ambientes ou em qualquer elemento que esteja ligado a criar obras figurativas ou abstratas. A técnica é totalmente gratuita, você pode usar lápis, têmpera, acrílico, óleo, glitter, colagem, etc. Todas as obras serão expostas.


Para organizar o espaço expositivo, pedimos que envie uma fotografia da obra, indicando o nome e apelidos do autor ou autora e respetiva idade para o seguinte endereço de correio eletrónico: irinaizaguirre00@gmail.com


Poste no assunto: Arte limnológica das infâncias


Os adultos que assistirem ao congresso deverão trazer consigo as obras, que serão expostas em dia a definir, sendo colocada uma pequena placa em cada obra indicando o nome e apelido e idade de cada artista. Os pequenos artistas expositores são convidados a comparecer no dia da exposição acompanhados por adultos. Caso não possa assistir ao congresso com os adultos, pode ainda enviar os seus trabalhos pois iremos tirar fotos.

Nossas redes sociais